quinta-feira, 1 de março de 2012

Receitinhas: Zabaglione

Olá, meninas e meninos!
Hoje tem seção nova no blog! Aqueles que costumam ler os meus posts com certa frequência perceberão que esta seção é realmente "inédita"! Sim, senhoras e senhores, começarei a postar algumas receitinhas delicinhas por aqui! Teremos pratos diferentes, rápidos (ou não!), antepastos, doces, sobremesas, etc.!!!
A receita de hoje pertence ao último grupo citado, o das sobremesas ... hummm! Hoje vou passar para vocês algo delicioso que conheci há algum tempo e pelo qual me apaixonei! Todos sabem que eu amo a Itália e tudo que a ela diga respeito, por isso, a receita "inaugural" da seção não poderia ser de outro país!
O zabaglione, ou zabaione, como muitos conhecem, é uma sobremesa italiana com um gostinho inconfundível de raspinha de limão! Para quem, assim como eu, adora doces feitos com a fruta, é um prato cheio, literalmente!
A receita é muito fácil e rende quatro porções! Para fazer render mais, basta aumentar os ingredientes! Vamos lá!


Ingredientes

4 gemas
4 colheres (sopa) açúcar
6 colheres (sopa) prosecco
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de chá de raspa de limão siciliano (pode ser de outro tipo)

Modo de preparo

Em um recipiente em banho-maria, junte o açúcar e as gemas. Bata com um fouet (aquele talher semelhante a um "garfo" de batedeira) até virar um creme. Acrescente o prosecco (pode ser vinho branco suave ou champagne), as raspas de limão e bata mais um pouco. 
Tire o creme do fogo rapidamente (antes de grudar no recipiente) e leve diretamente a uma tigela apoiada em outro recipiente com água e gelo, para evitar o cozimento. Mexa até esfriar.
Em outra vasilha, bata o creme de leite em ponto de chantilly. Misture o creme ao chantilly, dispondo-o em taças e leve para gelar. Eu particularmente, acho interessante jogar um resto de raspa de limão por cima, antes de levar à geladeira.
Uma dica é servir a sobremesa com biscoitos champagne, fica uma delícia! Para quem gosta de algo um pouco mais elaborado, dá pra fazer uma calda com açúcar e caramelizar castanhas de caju picadas! Tudo de bom!
Espero que tenham gostado! Façam em casa e depois me contem!
Baci ;)


Imagens via Martha Stewart 

4 comentários:

  1. Oi Jaque,

    Seu blog e um sucesso e estou te seguindo.
    Me ajuda com algumas dúvidas? Como faço pra colocar no meu blog aquele cronômetro que marca os dias que faltam para o casamento?
    Um beijo e me segue tá. Tô te esperando.http:thaisejoaoprasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. http://thaisejoaoprasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Isso tem uma cara tão gostosa *-*

    Beijinhos

    http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com
    http://cuidandodoexterior.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recado! Volte sempre!